![](https://i2.wp.com/felipeguasti.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Reduce_teacher_talk_time.jpg?fit=620%2C300)
Teacher-talking time (TTT) é o tempo que o professor gasta falando em sala de aula. Seguindo a lógica, se formos falar sobre os alunos, podemos chamar o tempo em que eles falam de student-talking time (STT). Uma peça chave de várias abordagens comunicativas é a redução do teacher-talking time bruscamente para permitir que os alunos participem e aprendam a partir daí.
Exemplo
Em uma aula em que os alunos trabalham em grupo em que discutem algum tópico ou solucionam algum tipo de problema linguístico, enquanto o professor passa pelas mesas dando suporte. Este modelo, força os alunos a falarem mais, mantendo um maior STT.
Em sala de aula
Situações reais de uso da língua alvo são necessárias para que os alunos possam ter a oportunidade de aprender com os próprios erros e desenvolver melhor a comunicação oral. A redução do TTT também é importante para manter uma aula student-centered. O professor pode começar a cuidar do TTT a partir das escolhas de atividade durante o seu planejamento de aula. Também é possível fazer gravações de áudio, as usando como base para possíveis mudanças de comportamento.