To Be – Yes or No Questions

É fato que às vezes as nossas aulas de gramática esbarram com o fator chatice. Os alunos não estão muito interessados em saber os porquês e pode virar um blablabla impossível de captar. Para uma aula de communicative approach, trabalhar as regras da língua pode se tornar algo divertido se reduzirmos o teacher talking time. A motivação e a forma com que lidamos com essas aulas farão muita diferença. Acredito que os alunos não precisam saber tudo de grammar se esse não é o objetivo dele. 

Sendo assim, desenvolvi esta aula explicando Yes or No Questions com o verbo To Be para os meus alunos de Basic 2 (A2). Foi para uma aula de conversação online, mas você pode usar nas suas aulas presenciais. Porque não? 

Yes or No Question - Lesson Plan

  • Para essa aula, eu usei a apresentação de slide acima. Você pode fazer o download dela no formato PDF
  • Comecei com o jogo Guess who
  • Eles tiveram que adivinhar a pessoa famosa que está no slide.
  • Tiveram que fazer algumas perguntas seguindo o modelo que é apresentado no slide. 
  • Dei um tempo para que eles chegassem na resposta. 
  • Nas duas primeiras rodadas, o modelo de perguntas foi apresentado.
  • Na terceira rodada, os alunos não tiveram os modelos e precisaram criar com as perguntas por si só. 
  • Na rodada final, escolhi um dos alunos para pensar em um artista. 
  • Os outros tiveram que fazer perguntas para ele. 
  • Na sequência, apresentei para eles o termo “Yes or No questions”. 
  • Fiz uma breve explicação sobre perguntas usando o To Be verb que acabaram de usar.
  • Finalizei a aula com um áudio que está disponível no site Inglês Online. Usei somente os primeiros 47 segundos.
 
Esta atividade foi uma adaptação da proposta no site iSL Collective. Espero que tenha inspirado você um pouco. Caso tenha alguma sugestão, dica dúvida ou crítica, deixe um comentário logo abaixo. 

Deixe uma resposta