Usando o Zoom nas suas aulas online (review)

De todas as plataformas de videoconferência para serem usadas em nossas aulas online, esta é uma que merece destaque. Não somente pela simplicidade na hora da utilização, como também na qualidade do link disponibilizado. 

O Zoom surgiu no mundo empresarial, mas as ferramentas agregadas nele se encaixam perfeitamente com as necessidades de um professor que queira ter várias possibilidades reunidas em um só lugar. Com um design limpo e sóbrio, ele entrega ao utilizador o algo a mais que as outras não se preocuparam em oferecer. 

Confesso que não a uso a muito tempo. Na verdade, ainda estava com os pés fincados no skype um mês atrás. Isso por causa de algumas limitações da conta gratuita do Zoom que me fizeram ficar não dar a devida atenção. Após ser obrigado a aprender a usar por causa do meu trabalho como professor em um curso de inglês, tive a oportunidade de entender os motivos de sua popularidade entre os teacher do mundo todo. 

O que o Zoom Meetings te oferece?

Transmissão em HD

A plataforma oferece vários recursos interessantes, como a possibilidade de transmitir em “High Definition”. Para quem é leigo no assunto, HD se refere a qualidade da imagem que é projetada para o seu monitor. É claro que ela depende de vários fatores como a sua webcam, por exemplo. Entretanto, só o fato de termos esta função nativa na plataforma é conseguimos entender que o servidor no qual ela está hospedada possui uma boa largura de banda (eu sei. Mais uma informação difícil). Isso quer dizer que as chances de você ficar sem conexão por ter muitos dados sendo transmitidos entre seu computador e o computador dos seus alunos é muito baixa. Foram relatadas algumas instabilidades durante o período de pandemia por causa dos milhares de acessos simultâneos, porém nada de queda de serviço.

Compartilhamento de tela e Breakout rooms

Para mim, essas duas funcionalidades já seriam o suficientes para trabalhar com meus alunos. Com o compartilhamento de tela consigo fazer apresentação de slides, mostrar vídeos direto do meu navegador, fazer qualquer coisa que a minha imaginação possibilitar. Ao somarmos com o breakout rooms, aumentamos drasticamente a qualidade do nosso trabalho, pois podemos trazer o active learning para as nossas aulas. Breakout rooms é a funcionalidade que nos permite separar os alunos em grupo dentro da plataforma. Assim como em uma aula presencial, você pode passear pelos grupos para ver a produção dos alunos. Incrível, não é? Isso não é algo que a equipe Zoom criou, eu sei. E existem outros programas que te fornecem esse feature. Falarei sobre eles outra hora. Por enquanto, continuemos falando sobre o Zoom. 

Co-anotações e quadro branco

Se até aqui você ainda não percebeu a grandiosidade deste recurso e não se apaixonou junto comigo, eu fiz algo errado. Vou tentar mais um pouco mostrando duas ferramentas de uma vez. Novamente, quero lembrar que não é novidade e que outras empresas as oferecem em seus produtos. O que destaco é a ideia de juntar tudo em um só lugar. 

A co-anotação abre espaço novamente ao trabalho colaborativo e a participação do aluno. Quando o professor projeta a tela dele ou quando o quadro branco é mostrado, os estudantes podem fazer anotações ou digitar mensagens públicas para todos lerem. Isso permite com que várias atividades possam ser realizadas em conjunto. Como aquele jogo da forca que todos gostam e que ainda é um mar de diversão. 

Ainda existem várias funcionalidades a serem exploradas. Porém, para não me alongar muito aqui, vou fazer somente uma lista de prós e contras. 

Prós

Contras

  • Até 100 participantes
  • Gravação local ou em nuvem da reunião. 
  • Transcrições automáticas nas suas gravações.
  • Um ótimo suporte online e treinamentos gratuitos disponíveis.
  • Conta gratuita
  • Possibilidade de agendar reuniões.
  • Integração com o google agenda. 
  • A conta gratuita te permite ligar para uma pessoa por tempo ilimitado.
  • As reuniões em grupo tem um limite de 40 minutos. 
  •  O valor é um pouco salgado para quem está começando. 14,99 dólares por mês.
  • Não tem um tempo para teste da plataforma. O que ajudaria as pessoas que estão começando. 
  • Durante a quarentena houveram vários problemas de sobrecarga de servidor, causando cortes nos audios e congelamento de vídeo. Algo que não deveria acontecer em uma plataforma paga. 

Resumindo, apesar dos contras apresentados aqui, recomendo bastante a conta profissional. Sei que o valor de 14,99 dólares é um bem alto por causa do valor do câmbio. Entretanto, a praticidade e o profissionalismo que o Zoom emprestará para as suas aulas vale o preço. Existem sites para fazer reuniões gratuitamente e pretendo apresentar aqui aos poucos. 

Bom, para quem chegou até aqui, muito obrigado. Se você sabe de algum outro programa para videoconferência que gostaria de ser avaliado neste blog, escreva nos comentários. Se tiver alguma dica, sugestão, dúvida ou crítica, me envie que leio todas com muito carinho. 

Imagens: Wondershare

Marcações:

Deixe uma resposta